O Imposto de Renda 2025, também muito conhecido como IRPF, ou Imposto de Renda da Pessoa Física, é o imposto sobre o rendimento, um tributo brasileiro cobrado sobre os rendimentos do trabalhador. O qual obriga o mesmo a pagar uma porcentagem da sua renda, pagando percentuais que variam de acordo com o tamanho dos ganhos de cada pessoa. O destino desse imposto deve ser aplicado em saúde, educação e infraestrutura, sendo uma das fontes de arrecadação mais importantes do Governo Federal Brasileiro. Caso você esteja em dúvida sobre os valores da sua contribuição, veja abaixo como fazer a consulta Imposto de Renda.
🔗Conteúdos ⬇️
Consulta Imposto de Renda 2025 – Como Consultar?
Para realizar a consulta do seu recolhimento do ano de 2025 é fácil: O site da receita federal lhe disponibiliza que você realize consultas basta acessar o portal da Receita Federal pelos links abaixo, e realizar suas consultas e duvidas referente recolhimento do imposto de renda.
Consulta das Restituições do Imposto de Renda:
Para consultar as restituições do Imposto de Renda é muito simples. Siga os passos abaixo:
- Acesse o seguinte link da Receita Federal;
- Informe todos os dados exigidos;
- Digite os caracteres da imagem;
- Clique em “Consultar”.
Através desta consulta, o trabalhador pode consultar os lotes de restituição do imposto de Renda de Pessoa Física. Trata-se da consulta das restituições de cada contribuinte, com valores e datas de liberação equivalentes ao pagamento a maior de imposto retido na fonte que o trabalhador tem direito a receber.
Consulta Extrato INSS para IRPF
Esta consulta também é muito simples de ser feita, confira abaixo:
- Acesse o site da Previdência Social, através desse link;
- Preencha todos os dados exigidos;
- Sendo o primeiro dele o ano calendário para consulta;
- Agora informe o número do seu benefício, data de nascimento, seu nome e CPF;
- Por fim, digite os caracteres da imagem;
- Clique em “Consulta”.
Por meio dessa consulta você pode conferir os extratos da previdência usados para fazer a sua declaração do IRPF 2025.
Cálculo do Imposto de Renda 2025
O cálculo do Imposto de renda 2025 de pessoa física é feito a partir dos bens que o contribuinte adquire. Sejam eles por fruto da sua atividade funcional ou até mesmo pelo o capital, ou de ambos os rendimentos.
Com base nisso é aplicada uma porcentagem que faz obediência a tabela do imposto de renda do ano de 2025 que é produzida pela Receita Federal – órgão responsável por administrar, gerir e fiscalizar o imposto de renda.
A declaração do imposto de renda de 2025 pode ser realizada até o dia 30 de abril do mesmo ano. Sempre neste mês fazendo jus ao determinado ano em questão o colaborador deve declarar o seu imposto, sua entrega é feita de forma bem cômoda é gratuita através da internet. Ou seja, pode realizar isso sem custo algum e sem sair de casa.
Porém é muito importante que fique atento (a) as atualizações da tabela do imposto de renda, para que a partir disto tenha referência aos valores que devem declarar o imposto de renda.
Porém vale ressaltar que tem algumas situações ao qual o trabalhador é totalmente isento de declarar o imposto, aonde o mesmo deve receber até R$ 1.903 reais, neste caso o cidadão fica isento de realizar a declaração do imposto de renda.
Quem deve fazer a declaração do IR (Pessoa Física ou Jurídica)?
Ambos tanto a física quanto a jurídica deve declarar o imposto. Porém se enquadra neste quesito:
- Todos os cidadãos que estão entre rendimentos tributáveis a um ajuste em tabela na declaração;
- Quem se enquadra na modalidade de declarar o mesmo é obrigado a declarar anualmente este imposto.
Passo a passo de como realizar a declaração IR (Imposto de Renda):
Faça a separação e organização de todos os documentos solicitados que deve ser apresentados para a receita federal, após tudo separado e organizado:
- Acesse o site da receita federal www.receita.fazenda.gov.br;
- Baixe o programa no próprio site, onde o mesmo é chamado de programa IRPF 2025;
- Informe tudo o que for solicitado pelo o mesmo.
Esse procedimento de informações e entrega dos documentos devem ser feitos até abril de cada ano de vigência, sonegar impostos é crime. Por isso que é importante que se declare, até porque os cidadãos que possuem remuneração na tabela que equivale o mesmo para declarar, são obrigados a informar esses recolhimentos a receita federal.
Consulta Malha Fina IR 2025
Segundo dados da Secretaria da Receita Federal muitas declarações do Imposto de Renda caem na Malha Fina anualmente. Esse número corresponde aproximadamente 3% do total de declarações enviadas.
Os principais erros e problemas que levam as declarações a caírem na malha fina do IRRF são:
- IRRF pago à Receita Federal não bate com o IRRF declarado na DIRF 2025;
- Erros de digitação;
- Deduções preenchidas incorretamente, ou com dados faltando;
- Esquecer (ou omitir) rendimentos na declaração;