DARF significa documento de arrecadação de receitas federais, é um documento emitido pelo o ministério da fazenda junto com a secretaria da receita federal para cobrar todos os tributos administrados. Para muitos empresários e trabalhadores autônomos, é fundamental entender como funciona a emissão de Darf Online, por isso criamos esse guia prático.
🔗Conteúdos ⬇️
DARF Pessoa Física: 2 Tipos
- Comum – Possui cor preta é e um documento utilizado para pagamentos de receitas federais, sendo valido tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, isso é claro desde que os mesmos não tenham optado pelo o simples nacional.
- Simples – Possui cor verde é só pode ser usado por CNPJ, ou seja, pessoas jurídicas de pequenos micro empreendimentos, através de um boleto o proprietário optante pelo o Simples Nacional pagar uma única guia destinada a todos os impostos, além é claro do pagamento da seguridade social.
A internet é uma ferramenta incrível que facilita 100 % a vida de todas as pessoas que precisam consultar ou obter informações, isso evita transtornos com filas e deslocamento até o local quando a consulta pode ser realizada de maneira gratuitamente sem sair de casa.
Emissão de DARF Online: Como emitir
Se você precisar emitir ou até mesmo atualizar uma DARF por conta de atraso ou qualquer outro tipo de transtorno, para solicitar a segunda via do documento, basta seguir os passos descritos abaixo:
- Acessar o site da Fazenda;
- Clique na opção “Cálculo”;
- Em seguida, informe as informações exigidas;
- Clique em “Continuar”;
- Na próxima página digite o CPF/CNPJ;
- Digite os caracteres da imagem;
- Clique novamente em “continuar”;
- Em seguida, será exibido o valor da DARF.
DARF Online e Programa DARF
É importante saber que qualquer pessoa pode emitir uma DARF Simples, porém o preenchimento do documento em 2 vias deve ser feito de forma totalmente eletrônica, manual ou mecânica.
O site oficial da Receita Federal possui um sistema de emissão próprio de DARFS, através dele é possível calcular o valor da DARF (Simples), todas as taxas e impostos que inclui, e como imprimir o documento para efetuar o pagamento.
O sistema nomeado como Sicalc serve para orientar e auxiliar ao contribuinte de como realizar o cálculo do valor da cobrança, incluído também os acréscimos caso ocorra atrasos.
O programa pode também:
- Calcular taxas e juros de cobrança caso o pagamento da DARF seja realizado após o prazo estimulado para vencimento;
- Imprimir a DARF – Atualizada ou em atraso;
Os acrescimentos concedidos na DARF por conta de atraso, são utilizados como estratégia para desestimular o atraso nos pagamentos, por isso nas DARF em caso de atraso é incluído juros e mora. Veja mais:
Como que funciona o cálculo dos juros da DARF?
Para realizar o cálculo da cobrança é necessário verificar qual é a data de vencimento de sua DARF em atraso, a partir da data de vencimento é que estimulado a correção e os acréscimos de acordo com a Lei.
O cálculo dos juros e da mora da DARF é calculado da seguinte forma, se o acréscimo for de 0,33% dia/atraso, valor máximo limitado a 20%, para realizar a conta basta somar a quantidade de dias, e aplicar a porcentagem, caso o limite de 20% se exceda vale então o limite estipulado pela a Receita Federal.