Todos os anos é preciso que uma parcela dos brasileiros declarem imposto de renda para a Receita Federal, órgão que faz parte do Ministério da Fazenda, do governo federal. É preciso também realizar o Informe de rendimentos INSS 2025, se for o caso. Nos próximos tópicos vamos mostrar como fazer esta declaração, realizar o Informe de rendimentos INSS 2025, como emitir o extrato do INSS e como declarar outros proventos recebidos pelo governo federal, como o salário maternidade. Vamos explicar com todos os detalhes agora mesmo!
🔗Conteúdos ⬇️
Extrato INSS para Imposto de Renda
Se você quiser emitir o seu extrato do INSS para imposto de renda, pode fazer isso diretamente pelo site da Previdência Social, sem necessidade de ir até uma agência do INSS, enfrentar filas, demoras e transtornos. Hoje o avanço da tecnologia está a favor do cidadão.
É necessário apenas estar consigo alguns documentos que precisam ser informados no portal, veja:
- Número do benefício;
- Número do CPF do beneficiário;
- Nome completo e data de nascimento.
Como Emitir o Extrato INSS
Vamos ensinar agora como fazer a emissão do extrato do INSS. É muito fácil, rápido e seguro, basta acessar o site da Previdência Social e seguir o passo a passo que montamos logo a seguir. Você faz isso apenas com um computador e acesso à internet, sem precisar ir até uma agência. Veja:
- Acesse o portal da Previdência Social https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml;
- Será preciso preencher alguns dados;
- Preencha o seu CPF, data de nascimento;
- O número do benefício;
- Digite o código que aparece no fim da imagem;
- Depois é só clicar em “consultar”.
Uma outra página irá se abrir com o Informe de Rendimentos INSS 2025. Assim você poderá usar esses dados para fazer a sua declaração do imposto de renda, que deve começar agora no primeiro semestre de 2025.
Como Declarar Aposentadoria no Imposto de Renda
Assim como a outra parcela da sociedade que precisa declarar o imposto de renda (que são aquelas pessoas que recebem mais de R$1.903,98 ao mês), os aposentados também precisam declarar o imposto de renda dependendo dos seus ganhos, se forem maiores que esse valor mensal.
É possível declarar por:
- Programa Gerador de Declaração http://receita.economia.gov.br/;
- Pelo portal e-CAC http://receita.economia.gov.br/interface/atendimento-virtual;
- Pelo celular através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Através dessas opções o aposentado terá o local para declarar a sua aposentadoria e outros rendimentos e patrimônios se caso houver.
Saiba mais sobre os serviços da Receita Federal:
Como Declarar Salário Maternidade no Imposto de Renda
Muitas mulheres não sabem, mas é preciso também declarar o salário-maternidade no imposto de renda. Mesmo que este benefício não seja tributável, é preciso fazer essa declaração se recebeu este benefício no ano anterior ao da declaração.
O salário-maternidade deve ser declarado na opção “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica”, já que esse benefício é pago pelas empresas.
Outros benefícios também precisam ser declarados pelo cidadão, como:
- Seguro desemprego;
- Auxílio creche e doença;
- Indenizações de acidente de trabalho;
- Gratificações;
- Dentre outros.
Deixe um comentário