Nem todo mundo sabe que o imposto de renda visa fazer a comprovação física de todos os bens adquiridos durante um ano, é por isso que todo o ano as pessoas que ser enquadram na categoria declarante do imposto de renda, devem comprovar diante da receita federal todos os bens adquiridos durante o ano. Mais nem todo mundo realizar sua declaração do imposto de renda 2025, algumas pessoas ser enquadram como isentas é não precisam fazer a declaração do mesmo, se você quer saber mais sobre isenção de imposto de renda 2025 continue lendo este artigo até o final.
🔗Conteúdos ⬇️
Isenção de Imposto de Renda 2025
Salvo as exceções descritas a seguir estão isentos de pagar o IRPF 2025 todos os trabalhadores com rendimentos mensais de até R$ 1.999,18. Pessoas que não tenham atingido essa média de rendimentos mensais não precisam realizar a declaração de ajuste anual.
Existem duas situações que se enquadram como isentas de declarar o imposto de renda são elas:
- Pessoa portadora do CPF que tem mais de R$ 300 mil em direitos ou bens, mais que parte do seu patrimônio seja em conjunto com o seu companheiro ou cônjuge de união estável, aonde o mesmo seja em regime parcial de bens. Sendo assim uma pessoa nessa situação não se enquadra em nenhuma regra e pode ficar isenta de declarar o imposto de renda.
- Outra hipótese é quando uma pessoa estar como dependente da outra, mesmo se enquadrando nas regras de declaração do imposto ela não declara imposto de renda, pois somente quem declara e a quem possuir ela como dependente, porém o dependente deve informar todos os seus bens e rendimentos na declaração de imposto de renda da mesma.
Quem pode solicitar a Isenção de Imposto de renda 2025?
Pessoas portadoras de doenças graves podem fazer a declaração de imposto de renda 2025 de maneira isenta, desde que as mesmas se enquadrem nas seguintes situações:
Essas pessoas devem receber seus rendimentos através de pensão, aposentadoria ou reforma, quaisquer outros rendimentos sem ser esses citados não se enquadram como isentos – seus complementos de renda devem vir de pensão alimentícia ou entidades privadas.
Os mesmos também podem ser portadores das seguintes doenças:
- Sendo elas tais como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida como AIDS;
- Alienação mental;
- Cardiopatia grave;
- Contaminação por radiação;
- Cegueira;
- Doenças de Page (Em estado avançado);
- Esclerose múltipla;
- Doenças de Parkinson;
- Fibrose cística;
- Hanseníase;
- Tuberculose ativa;
- Neuropatia grave;
- Neoplasia maligna;
- Paralisia incapacitante e irreversível.
Antes de fazer a declaração de isenção do imposto de renda o cidadão deve verificar se está atendendo todos os requisitos para solicitação de isenção.
Limites de entrega para a Declaração de Ajuste Anual IRPF 2025
Quem se enquadra como declarante do imposto de renda é obrigatório que faça a declaração anualmente aonde se faz a checagem de dados dos seus bens ou diretos na receita federal.
O contribuinte que mora no Brasil, pode fazer a declaração do IRPF através do programa IRPF 2025 do site da Receita Federal, fiquem atento a data limite de declaração do imposto de renda aonde esse ano só será possível declarar até o final do mês de abril.
Como solicitar a Isenção de Imposto de renda 2025?
Caso você se enquadre nos requisitos de isenção do Imposto de Renda 2025 deverá informar a Receita Federal. Para isso, basta:
- Acessar o seguinte site: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/orgaos-extintos/formularios/formulario-de-requerimento-de-isencao-de-imposto;
- Fazer o download do documento de isenção (Requerimento de Isenção de Imposto de Renda);
- Preencher as informações solicitadas;
- Enviar para a Receita Federal.